Doenças transmitidas por mosquitos - Controlo de vetores urbanos

Nesta curta-metragem a nossa parceira Valent BioSciences explora a ameaça apresentada por doenças transmitidas por mosquitos, como o Zika, bem como a forma como as autoridades sanitárias o estão a combater com novas ferramentas e técnicas.

Com uma população urbana crescente e um aumento das viagens internacionais, o mundo depara-se com múltiplos desafios em termos de saúde pública, não sendo de somenos importância a ameaça de doenças transmitidas por mosquitos, como o Zika, o Chikungunya e o Dengue. Os ambientes urbanos oferecem o habitat perfeito para conter os mosquitos reprodutores que transportam estas doenças. No entanto, em virtude da sua natureza, estes habitats são geralmente numerosos e difíceis de localizar e tratar, tornando o controlo das populações de mosquitos e a propagação da doença um desafio significativo.

Em resposta à ameaça crescente, as autoridades sanitárias de todo o mundo estão a realizar um trabalho inovador para controlar e limitar a propagação destes vírus, combinando a sua compreensão da biologia do vetor com soluções específicas comprovadas. Através de uma aplicação organizada, em grande escala, de larvicidas e adulticidas, juntamente com uma abordagem orientada por dados eficientes e eficazes, as autoridades sanitárias em zonas como o Camboja, Malásia e Florida têm reduzido significativamente a incidência do dengue. O seu trabalho oferece a esperança que temos os conhecimentos científicos e as ferramentas para controlar e mitigar os surtos de outras doenças transmitidas por mosquitos, como o Zika, não só nas Américas como noutros países.

Veja o nosso novo vídeo sobre o Controlo de Vetores Urbanos